Certificações em baixa: profissionais de cibersegurança e empresas desconsideram certificações

Comuns na área de TI e especialmente na cibersegurança, as certificações têm o propósito de validar conhecimentos em determinadas áreas. Entretanto, algumas das certificações famosas como OSCP,  CompTIA e CEH estão perdendo o status de diferenciais no mercado.

Entre os motivos observados destaca-se a falta de habilidade muitas vezes observada em profissionais com vastas certificações. Isso se dá pela falta de similaridade entre a prática exigida nas certificações e a vivência diária dos profissionais.

Outro fator importante é o déficit de profissionais qualificados no mercado, o que tem feito empresas reavaliarem o seu modelo de contratação, preferindo pessoas que tenham notórias habilidades práticas em detrimento de certificações.  Essa escolha também permite uma contratação mais facilitada e acessível para as empresas.

Plataformas de CTF como  o Capture The Flag da HackerSec tem se tornado um meio para contratação, uma vez que são ambientes que avaliam as habilidades de cada participante, fornecendo métricas para que empresas encontrem profissionais adequados à suas necessidades.

Leia mais na mesma categoria:

Mercado de CibersegurançaNotícias