Os sites do governo russo e a mídia estatal enfrentam uma onda “sem precedentes” de ataques de hackers, disse o governo na última quinta-feira (17), levando os reguladores a filtrar o tráfego vindo do exterior.
Em um comunicado, o Ministério do Desenvolvimento Digital e Comunicações disse que os ataques foram pelo menos duas vezes mais poderosos do que os anteriores. Ele não detalhou quais medidas de filtragem foram implementadas, mas, no passado, isso muitas vezes significava barrar sites do governo russo para usuários no exterior.
“Estamos registrando ataques sem precedentes nos sites das autoridades governamentais”, disse o comunicado. “Se a capacidade deles nos horários de pico atingiu 500 GB antes, agora é de até 1 TB. Ou seja, duas a três vezes mais potentes do que os incidentes mais graves desse tipo registrados anteriormente.”
No início de março, vários outros sites foram invadidos, incluindo o Ministério da Cultura, o Serviço Penitenciário Federal e o regulador da Internet Roskomnadzor.