Atualização da Apple amplia proteção contra ataques de Spyware

A Apple atualizou seu sistema de alerta de spyware para avisar vítimas de ataques mercenários. O novo documento da empresa menciona que o sistema alerta os usuários quando podem ter sido alvos individualmente desses ataques. Especificamente, a Apple citou empresas como a NSO Group, responsável por desenvolver ferramentas de vigilância, como o Pegasus, usado por atores estatais em ataques individualizados de grande custo e complexidade.

A empresa ressaltou que esses ataques são direcionados a um número muito pequeno de pessoas, como jornalistas, ativistas, políticos e diplomatas, mas ocorrem de forma global. A atualização marca uma mudança na redação anterior, que mencionava que esses “avisos de ameaças” eram projetados para informar e ajudar usuários que poderiam ter sido alvo de atacantes patrocinados pelo estado.

É importante observar que a Apple começou a enviar notificações de ameaças para alertar usuários que acredita terem sido alvos de atacantes patrocinados pelo estado a partir de novembro de 2021. No entanto, a empresa também enfatiza que não “atribui os ataques ou as notificações de ameaças resultantes” a nenhum ator específico ou região geográfica.

Leia mais na mesma categoria:

Mercado de CibersegurançaNotícias