Ransomware Lockbit interrompe serviços em hospitais Alemães

A rede de hospitais alemã Katholische Hospitalvereinigung Ostwestfalen (KHO) confirmou que as recentes interrupções de serviço em três hospitais foram causadas por um ataque de ransomware Lockbit. O ataque ocorreu na madrugada de 24 de dezembro de 2023, afetando gravemente os sistemas que suportam as operações de três hospitais em Bielefeld, Rheda-Wiedenbrück e Herford, na Alemanha.

Um primeiro teste mostrou que provavelmente é um ciberataque realizado pelo Lockbit 3.0, cujo tempo de resolução é atualmente imprevisível. “Por razões de segurança, todos os sistemas foram desligados imediatamente após a descoberta, e todas as partes e instituições necessárias foram informadas.

” Disse a rede hospitalar em um comunicado. Atualmente, investigações estão em andamento, e a extensão do dano e se os atacantes roubaram dados ainda não foram determinados.

Os três hospitais impactados pelo ciberataque, operados pela KHO, desempenham um papel crítico no fornecimento de serviços de saúde em suas respectivas localidades, portanto, um ciberataque impactando seus sistemas de TI pode ter repercussões graves para pessoas em emergências médicas.

O atendimento de emergência está indisponível nos três hospitais da KHO, então pessoas que precisam urgentemente de cuidados médicos estão sendo desviadas para outros lugares, possivelmente resultando em atrasos críticos.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotícias