Ransomware LockBit paralisa operação de um dos maiores bancos do mundo

O Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), um dos maiores bancos do mundo, está lidando com um ataque de ransomware. O Financial Times foi o primeiro a noticiar que o ICBC, banco estatal chinês e o maior do país com receitas de $214.7 bilhões em 2022, foi atingido por um ransomware na último dia (09).

A Securities Industry and Financial Markets Association, um grupo comercial que representa firmas de valores mobiliários, bancos e empresas de gestão de ativos, supostamente enviou uma mensagem aos seus membros sobre o incidente após certas negociações no mercado de títulos do Tesouro dos EUA não conseguirem ser concluídas. Fontes informaram ao Financial Times que o grupo de ransomware LockBit estava por trás do ataque.

O grupo realizou vários grandes ataques a governos, empresas e organizações ao longo de 2023, superando qualquer outro grupo de ransomware atualmente em operação.

O banco informou a vários clientes que um problema de cibersegurança exigiria que eles redirecionassem algumas negociações. Vários pesquisadores de cibersegurança disseram que relatos do ataque circulavam há dias. Os clientes foram notificados através de operadores de ações que não conseguiam realizar negociações ou concluir as anteriores através do ICBC.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotíciasVazamentos