WhatsApp lança recurso de privacidade para proteger endereço IP

O WhatsApp, está lançando um novo recurso de privacidade em seu serviço de mensagens chamado “Proteger Endereço IP em Chamadas”, que oculta os endereços IP dos usuários para outras partes ao encaminhar as chamadas através de seus servidores.

“Chamadas são criptografadas de ponta a ponta, então mesmo que uma chamada seja encaminhada através dos servidores do WhatsApp, o WhatsApp não pode ouvir suas chamadas”, disse a empresa em um comunicado.

A ideia central é tornar mais difícil para os atores mal-intencionados na chamada inferir a localização de um usuário, encaminhando a conexão de forma segura através dos servidores do WhatsApp.

No entanto, um compromisso ao habilitar a opção de privacidade é uma leve queda na qualidade da chamada. Visto nessa luz, é semelhante ao iCloud Private Relay da Apple, que adiciona uma camada de anonimato ao encaminhar as sessões de navegação do Safari dos usuários através de dois relays seguros da internet.

“Com esse recurso habilitado, todas as suas chamadas serão encaminhadas através dos servidores do WhatsApp, garantindo que outras partes na chamada não possam ver seu endereço IP e, consequentemente, deduzir sua localização geográfica geral”, disse o WhatsApp.

Leia mais na mesma categoria:

Mercado de CibersegurançaNotíciasVulnerabilidades