O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou uma ordem executiva que exige que os desenvolvedores de modelos avançados de inteligência artificial notifiquem o governo e compartilhem os resultados de testes de segurança.
A ordem executiva faz parte de uma série de ações que visam abordar os riscos associados à tecnologia emergente de inteligência artificial.
A ordem invoca o Defense Production Act, uma lei de 1950, para exigir que desenvolvedores de modelos de IA generativos que possam representar um risco sério para a segurança nacional, econômica ou de saúde pública, notifiquem o governo.
O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) será responsável por estabelecer novos padrões para testes extensivos antes do lançamento público de um novo modelo de IA.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos estabelecerá um programa de segurança para agir com base em relatórios de práticas de saúde inseguras envolvendo IA.
A ordem também exige que o Departamento de Segurança Interna aplique os padrões do NIST aos setores de infraestrutura crítica e estabeleça um Conselho de Segurança e Segurança de IA.
Agências federais serão obrigadas a seguir novos padrões para o uso de sistemas de IA e incentivadas a adquirir produtos e serviços de IA.