Pesquisadores italianos descobriram um aplicativo malicioso que distribui o malware SpyNote no sistema operacional Android. O aplicativo imita a interface do IT Alert, um serviço do Departamento de Proteção Civil da Itália que envia alertas públicos sobre desastres naturais e outras emergências.
Os cibercriminosos criam um site falso que se assemelha ao IT Alert e divulgam informações sobre um possível terremoto causado por uma erupção vulcânica. Em seguida, incentivam os usuários a baixar o aplicativo malicioso.
O download do malware é feito fora da Google Play Store, evitando assim os sistemas de segurança da plataforma. Após a instalação, o aplicativo falso solicita várias permissões do usuário, incluindo recursos de acessibilidade.
Uma vez instalado, o malware é capaz de realizar diversas ações invasivas, como tirar capturas de tela, fazer ligações e interceptar credenciais de acesso a bancos e aplicativos de redes sociais.
A descoberta destaca a necessidade de cautela ao baixar aplicativos, especialmente aqueles que não são provenientes de fontes confiáveis.