Onze cidadãos russos, supostamente parte do grupo criminoso que opera os esquemas do malware Trickbot e ransomware Conti, foram sancionados pelas autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Os indivíduos sancionados incluem atores-chave envolvidos na gestão e aquisição para o grupo Trickbot, que tem ligações com os serviços de inteligência russos.
Acredita-se que este trojan bancário infame tenha roubado mais de $180 milhões em todo o mundo.
A ação segue uma primeira série de sanções em fevereiro contra o que os oficiais descreveram como uma única rede criminosa por trás das gangues de ransomware Conti e Ryuk, bem como aqueles envolvidos com o trojan bancário Trickbot.
A Agência Nacional de Crimes (NCA) afirmou que todos os criminosos estão agora sujeitos a proibições de viagem e congelamento de ativos.
O grupo Trickbot tem sido perseguido por autoridades há anos e é considerado responsável por extorquir pelo menos $180 milhões de vítimas em todo o mundo.
No Reino Unido, estima-se que o prejuízo tenha sido de aproximadamente $33 milhões com 149 vítimas, incluindo hospitais, escolas, autoridades locais e empresas.