Agências de inteligência ocidentais expõem Malware Russo visando forças armadas da Ucrânia

Agências de inteligência e cibersegurança ocidentais publicaram um relatório detalhando ferramentas de hacking usadas pelo serviço de inteligência militar da Rússia contra dispositivos Android operados pelas Forças Armadas da Ucrânia.

O relatório foi publicado pelo Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC), em conjunto com agências dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que formam a aliança de inteligência Five Eyes.

O Kit Malware é nomeado como “Infamous Chisel”. O kit é uma coleção de componentes que permitem acesso persistente a um dispositivo Android infectado através da rede Tor, que anonimiza o tráfego da internet.

O serviço de segurança da Ucrânia (SBU) já havia divulgado publicamente a campanha de hacking do GRU, afirmando que havia impedido tentativas de invasão no sistema de gerenciamento de campo de batalha da Ucrânia.

Paul Chichester, diretor de operações do NCSC, afirmou que a exposição dessa campanha maliciosa contra alvos militares ucranianos ilustra como a guerra da Rússia na Ucrânia continua a se manifestar no ciberespaço.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotícias