Navegador Chrome ganha suporte a algoritmos de criptografia resistentes a ataques quânticos

O Google anunciou planos para adicionar suporte a algoritmos de criptografia resistentes a ataques quânticos em seu navegador Chrome, começando com a versão 116.

O Chrome começará a suportar o X25519Kyber768 para estabelecer segredos simétricos no TLS, a partir do Chrome 116.

O Kyber foi escolhido pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) como candidato para criptografia geral, com o objetivo de enfrentar futuros ataques cibernéticos com o advento da computação quântica.

O Kyber-768 é aproximadamente equivalente em segurança ao AES-192. O algoritmo de criptografia já foi adotado pela Cloudflare, Amazon Web Services e IBM.

Mecanismos híbridos como o Kyber oferecem a flexibilidade para implantar e testar novos algoritmos resistentes a ataques quânticos, garantindo que as conexões ainda sejam protegidas por um algoritmo seguro existente.

A mudança vem junto com a decisão do Google de alterar a frequência de atualizações de segurança do Chrome de quinzenal para semanal, a fim de minimizar a janela de ataque e abordar o crescente problema de lacuna de correção que permite aos atores maliciosos mais tempo para explorar falhas publicadas.

Leia mais na mesma categoria:

Notícias