Android 14 permite aos administradores de TI desativar o suporte para redes especificas

O Google introduziu um novo recurso de segurança no Android 14 que permite aos administradores de TI desativar o suporte para redes celulares 2G em sua frota de dispositivos gerenciados.

A gigante das buscas disse que está introduzindo uma segunda configuração de usuário para desativar o suporte, no nível do modelo, para conexões de celular com codificação nula.

O Android Security Model assume que todas as redes são hostis para manter os usuários protegidos contra injeção de pacotes de rede, adulteração ou espionagem no tráfego do usuário.

As redes 2G, em particular, empregam criptografia fraca e carecem de autenticação mútua, tornando-as suscetíveis à interceptação over-the-air e ataques de descriptografia de tráfego ao representar uma torre 2G real.

O Google, em uma tentativa de resolver algumas dessas preocupações, adicionou uma opção para desativar o 2G no nível do modem com o Android 12 no início de 2022.

Como próximo passo lógico, a empresa está implementando uma nova restrição que impede a capacidade de um dispositivo para fazer downgrade para conectividade 2G.

Leia mais na mesma categoria:

Notícias