As agências de segurança cibernética e inteligência dos EUA divulgaram um conjunto de recomendações para abordar as preocupações de segurança com o fatiamento da rede 5G e fortalecê-las contra possíveis ameaças.
“O cenário de ameaças no 5G é dinâmico. Devido a isso, monitoramento avançado, auditoria e outros recursos analíticos são necessários para atender a certos níveis de requisitos de serviço de fatiamento de rede ao longo do tempo”, disseram a CISA e a NSA em seu comunicado.
O comunicado mais recente baseia-se nas orientações emitidas anteriormente pelas agências em dezembro de 2022, alertando que o fatiamento da rede pode expor os usuários a uma ampla gama de vetores de ameaças, como negação de serviço, bloqueio, roubo de identidade e ataques de adversários, prejudicando efetivamente a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos serviços de rede.
As agências também disseram que é crucial reconhecer as melhores práticas reconhecidas pelo setor de como o fatiamento da rede 5G pode ser implementado, projetado, implantado, operado, mantido, potencialmente reforçado e mitigado, pois esses fatores afetam a qualidade do serviço (QoS) e os acordos de nível de serviço (SLA).