A fabricante italiana de carros esportivos Ferrari disse na segunda-feira (20), que um agente de ameaça exigiu um resgate relacionado a informações de clientes que podem ter sido expostas em um ataque de ransomware.
“Após o recebimento do pedido de resgate, imediatamente iniciamos uma investigação em colaboração com uma empresa líder global de segurança cibernética terceirizada”, disse a montadora. “ Além disso, informamos as autoridades relevantes e estamos confiantes de que investigarão em toda a extensão da lei”.
A empresa não disse quando o incidente ocorreu, mas pode estar relacionado a relatos de um ataque de ransomware em outubro de 2022, quando o grupo “RansomEXX” alegou ter roubado e vazado 7 GB de dados da Ferrari, que foi negado pela montadora na época.
Em notificações enviadas por e-mail aos clientes, a Ferrari disse que as informações expostas incluem nome, endereço, endereço de e-mail e número de telefone.
A empresa não encontrou nenhuma evidência de que informações financeiras e detalhes sobre carros próprios ou encomendados tenham sido comprometidos.
Com a Ferrari tendo uma das linhas de carros mais caras do mundo, uma lista de contatos de clientes ricos é muito atraente para os cibercriminosos e pode dar a eles a oportunidade de personalizar e-mails maliciosos e direcionados.