O Google anunciou o lançamento da primeira prévia para o Android 14, a próxima versão principal do sistema operacional móvel mais popular do mundo, que vem com melhorias de segurança e privacidade, entre outras coisas.
A partir do Android 14, os aplicativos terão que declarar exatamente como planejam usar determinados recursos do telefone, a troca de dados entre eles será limitada e os arquivos adicionais baixados pelos aplicativos serão somente leitura.
Um recurso de segurança destacado no Android 14 é bloquear a instalação de aplicativos maliciosos direcionados a níveis de API mais antigos (versões do Android), o que facilita o abuso de permissões confidenciais.
Para estreitar ainda mais a troca de informações entre aplicativos e impedir que malwares capturem dados confidenciais do usuário, o Android 14 também restringirá o envio de “intenções” que não tenham um destinatário especificado.
Com esse novo aprimoramento de segurança, um malware não poderá mais interceptar intenções enviadas de outros aplicativos e ler seu conteúdo.