A Apple lançou na terça-feira atualizações de segurança para os navegadores iOS, iPadOS, macOS, tvOS e Safari para resolver uma nova vulnerabilidade de dia zero que pode resultar na execução de código malicioso.
Rastreado como CVE-2022-42856, o problema foi descrito pela gigante da tecnologia como um problema de confusão de tipo no mecanismo do navegador WebKit que pode ser acionado ao processar conteúdo especialmente criado, levando à execução arbitrária do código.
A empresa disse que está “ciente de um relatório de que esse problema pode ter sido explorado ativamente em versões do iOS lançadas antes do iOS 15.1”.
Embora os detalhes sobre a natureza exata dos ataques ainda sejam desconhecidos, é provável que tenha envolvido um caso de engenharia social para infectar os dispositivos ao visitar um domínio não autorizado ou legítimo, mas comprometido por meio do navegador.
Vale a pena notar que todos os navegadores de terceiros disponíveis para iOS e iPadOS, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge e outros, são obrigados a usar o mecanismo de renderização WebKit devido a restrições impostas pela Apple.