O Banco de Brasília, BRB, vem passando por uma série de instabilidades nos últimos dias, incluindo problemas com seu site, aplicativo e demais operações.
Os problemas nos sistemas do BRB teriam sido originados por um ataque de ransomware. Nessa modalidade, os cibercriminosos comprometem os sistemas críticos, e pedem recompensa sob a ameaça de publicar informações sigilosas.
Segundo informações, os criminosos estariam exigindo cerca de 50 bitcoins (BTC), algo em torno de R$ 5,2 milhões, para não divulgarem informações dos clientes do banco.
Em respostas aos clientes no Twitter, que reclamam de falhas nos sistemas, o BRB havia confirmado nesses últimos dois dias que estava enfrentando instabilidades. “O sistema financeiro vem sendo atacado nos últimos dias.
O time BRB está empenhado em reestabelecer definitivamente todos os sistemas, com a maior celeridade”, disse o banco em um comunicado na última quinta-feira (06), às 18h.
Atualmente, o caso é investigado pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal.