Aplicativos para Android foram encontrados na Google Play Store distribuindo Malware

Aproximadamente 30 aplicativos Android maliciosos com downloads cumulativos de quase 10 milhões foram encontrados na Google Play Store distribuindo Malware.

Todos eles foram incorporados a vários programas, incluindo software de edição de imagem, teclados virtuais, ferramentas e utilitários de sistema, aplicativos de chamada, aplicativos de coleta de papel de parede e entre outros.

Embora disfarçados de aplicativos reais, seu objetivo principal é solicitar permissões para exibir janelas sobre outros aplicativos e executar em segundo plano para veicular anúncios intrusivos e maliciosos.

Para dificultar que as vítimas detectem e desinstalem os aplicativos, os trojans de ocultam seus ícones da lista de aplicativos instalados na tela inicial ou substituem os ícones por outros que provavelmente serão menos notados.

Embora esses aplicativos tenham sido eliminados, não é surpresa que esse tipo de ameaça tenha se mostrado resiliente, com os cibercriminosos constantemente encontrando novas maneiras de contornar as proteções implementadas pelo Google.

Recomenda-se que os usuários tomem cuidado ao baixar aplicativos, Google Play ou outros, e evitem conceder permissões extensivas aos aplicativos. Ativar o Google Play Protect e examinar as avaliações e classificações de aplicativos são outras formas de proteger os dispositivos contra malware.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotícias