A popular plataforma de compartilhamento de vídeos TikTok concordou na última terça-feira (12), em pausar uma controversa atualização da política de privacidade que poderia permitir a veiculação de anúncios direcionados com base na atividade dos usuários na plataforma sem permissão para isso.
A reversão, relatada pelo TechCrunch , ocorre um dia depois que a autoridade italiana de proteção de dados – a Garante per la Protezione dei Dati Personali – alertou a empresa contra a mudança, citando violações das leis de proteção de dados.
“Os dados pessoais armazenados nos dispositivos dos usuários não podem ser usados para perfilar esses usuários e enviar anúncios personalizados sem seu consentimento explícito”, disse a Garante.
O aviso formal foi em resposta a uma revisão da política de privacidade que observou que historicamente havia solicitado o “consentimento” dos usuários para suas atividades no TikTok e fora do TikTok para veicular anúncios personalizados e que, portanto, pretende parar de pedir aos usuários suas permissão para perfilar seu comportamento e processar dados pessoais.