7 dias após ataque hacker, sistemas do Tribunal Regional Federal continuam fora do ar

Os sistemas do TRF-3 seguem fora do ar após sofrerem ataque hacker no último dia 30 de março. Com isso, o Conselho Nacional de Justiça decidiu chancelar a prorrogação do prazo para que a corte encaminhe sua lista de precatórios.

O TRF-3 foi alvo de um ataque hacker no momento em que se cumpriria o prazo constitucional da expedição dos precatórios, alterado para 2 de abril pela Emenda Constitucional 113/2021.

O novo prazo passa a valer a partir do restabelecimento do sistema do órgão. Em comunicado, o TRF-3 informou que ainda não há previsão para restabelecimento dos sistemas.

O ataque afetou ferramentas utilizadas para elaboração de minutas, conferência dos dados pelas partes e transmissão de ordem pagamento de precatórios.

O ataque hacker que paralisou os sistemas do TRF-3 foram do tipo ransomware, que sequestra o acesso aos dados do sistema usando criptografia.

O Tesouro Nacional e o Ministério da Saúde, por exemplo, já sofreram ataques do mesmo tipo. Até o momento, o TRF-3 não informou se houve pedido de resgate.

Leia mais na mesma categoria:

CibercriminososNotícias