Mais de 100 pessoas foram presas na maior operação de fraude de todos os tempos no Reino Unido, que derrubou um site que a polícia descreve como uma “loja de falsificação completa” usada por golpistas para roubar dezenas de milhões de libras dos britânicos por meio de ligações bancárias falsas.
Estima-se que mais de 200.000 vítimas em potencial foram visadas pelo site de fraude iSpoof, que foi retirado do ar esta semana pela unidade de crimes cibernéticos da Scotland Yard com a ajuda das autoridades dos EUA e da Ucrânia.
Em média 20 pessoas a cada minuto do dia estavam sendo contatadas por golpistas que se escondiam atrás de identidades falsas criadas usando o site e estima-se que os criminosos podem ter roubado cerca de £ 50 milhões.
É provável que o valor real seja maior, pois a fraude costuma ser subnotificada. Os usuários do serviço, que foi fechado esta semana, acreditavam que eram anônimos.
No entanto, esse não foi o caso, e mais de 100 pessoas foram presas como parte da Operação Elaborada até agora, principalmente em Londres.
Os investigadores se infiltraram no site que tinha 59.000 usuários e descobriram 70 milhões de linhas de dados e registros de bitcoin, permitindo que eles começassem a rastrear os suspeitos.